sexta-feira, 3 de julho de 2015

Vacinação antirrábica - esclarecimentos

 

image

Está agendada para este mês de Julho (dias 10 em Lobão e 17 em Gião e Guisande), a vacinação antirrábica para canídeos e aplicação de microchip. Em Louredo tal acção já decorreu em 24 de Junho.

Alerta-se os interessados para os seguintes esclarecimentos que devem ser tomados em conta de modo a que o processo decorra da melhor forma:

1. Todos os detentores de cães e gatos deverão fornecer na altura, os seguintes dados, para efeitos de preenchimento do respetivo recibo e/ou ficha de microchip:
- Nome completo;
- Morada;
- BI (Bilhete de identidade) ou CC (cartão de cidadão);
- NIF (n.º de contribuinte);
- Contacto telefónico.


2. A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontrem identificados eletronicamente (microchip). Logo os cães com ou sem raça que tenham nascido após julho de 2008 têm obrigatoriamente de colocar microchip para poder levar a vacina da raiva, sem exceção;


3. A vacina aplicada nesta campanha (Nobivac Rabies®) tem a duração da sua imunidade para 3 anos. Ou seja se forem vacinados este ano, apenas em 2018 deverão se apresentar à campanha de vacinação ou outro local apropriado (canil municipal ou clínica veterinária).
No entanto, a licença de detenção de canídeos na junta de freguesia mantém-se obrigatória com periodicidade anual!


4. É obrigatório apresentar nif (n.º contribuinte) do detentor para emissão de recibo. Quem não dispuser do mesmo na altura, não poderão ver o seu cão ou gato vacinados ou identificados com microchip. Trata-se de uma exigência este ano da AT (Finanças) às quais estamos completamente alheios, cabendo a nós cumprir estas disposições, sem exceção.


Para mais esclarecimentos, poderão contactar o canil municipal através dos seguintes canais:  256370800 /918171243, o blogue do canil, no endereço  http://canilmunicipaldafeira.blogspot.pt/  ou o email veterinario.municipal@cm-feira.pt