terça-feira, 17 de maio de 2016

Passeio dos Seniores da União de Freguesias - 2016



Entre os dias 20 e 26 de Junho de 2016 decorrerá o programa de comemoração dos 25 anos de elevação de Lobão a Vila. É pois uma data com um valor simbólico (bodas de prata) e por isso a Junta da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande decidiu dar ao facto um especial relevo.

Neste sentido, para além da parte oficial, recreativa, desportiva e cultura, que oportunamente será divulgada em cartaz, será integrado no programa o "Passeio dos Seniores", que já se realizava em algumas das freguesias da União e que agora, naturalmente importará retomar e realizar de forma conjunta. 
No ano passado por dificuldades orçamentais de todos conhecidas, optou-se, com pena, por suspender esse momento de convívio e recreio à comunidade sénior, mas neste ano a Junta pretende retomar essa iniciativa. Neste contexto, escolheu-se o dia 22 de Junho, uma quarta-feira. 
O passeio destina-se a pessoas reformadas e/ou inválidas, podendo, obviamente e caso necessário à sua mobilidade e segurança, levar os respectivos acompanhantes.

Sendo destinado à população sénior, importará que se dê mais importância à componente de recreio e convívio, evitando-se passeios com muitos pontos de paragem e muitas horas dentro dos autocarros e por isso mais cansativos e menos adequados a pessoas com naturais problemas de mobilidade decorrentes da idade. Neste sentido, opta-se por uma solução com tempo de viagem curto e mais tempo de convívio num local aprazível.

O destino será a bela cidade de Barcelos, no Baixo Minho, seguindo-se uma curta viagem até à Quinta da Granja, onde será servido um agradável almoço com entradas e sobremesas, e depois o convívio e bailarico com  animação ao vivo. No final será servido um lanche que servirá de jantar.
A Quinta da Granja é um espaço aprazível, tipicamente minhoto, com bons jardins e amplos sítios de convívio e salão para bailarico. Depois do lanche será o regresso à União de Freguesias.

Esta solução obriga naturalmente a uma comparticipação por parte dos participantes mas obviamente que ficam dispensados de levar farnel ou ir almoçar em restaurantes, muitas vezes a preços superiores e com inconvenientes de procura e espera e sem o conforto adequado.
O valor da comparticipação para reformados e inválidos será de 9,00 euros e para os  acompanhantes 17,00 euros, sendo o valor adicional suportado pela Junta da União de Freguesias.  
As inscrições e pagamento estão desde já abertas, podendo ser efectuadas na sede da Junta, em Lobão e nos pólos nas demais freguesias da União.

Seguem-se algumas fotografias, colhidas pelo nosso presidente, da bonita cidade de Barcelos, a princesa do Cávado, que a nossa comunidade sénior aderente à iniciativa terá oportunidade de visitar.