segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sessão solene comemorativa dos 25 anos de elevação de Lobão a vila

Realizou-se no passado dia 20 de Junho, pelas 21.30 horas, no Centro Cultural de Lobão, a sessão solene comemorativa dos 25 anos de elevação de Lobão a vila. 
A cerimónia iniciou com o hastear das bandeiras defronte do edifício da sede da Junta ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Musical de S. Tiago de Lobão.
Já no Centro Cultural, a mesa de honra ficou constituída pelo presidente da Junta da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, Sr. José Henriques, pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Dr. Emídio Sousa, pelo presidente da Assembleia Municipal e deputado da Assembleia da República, Dr. Amadeu Albergaria e pela presidente da Assembleia da União de Freguesias, Dr.a Susana Silva. Estiveram ainda presentes os demais membros da Junta (Márcio Moura, Marta Costa, Américo Almeida e Pedro Serralva) e membros da Assembleia de Freguesia.
Ainda como convidados estiveram presentes os Sr.s padres António Baptista de Oliveira, pároco de Lobão e José Carlos Teixeira Ribeiro, pároco de Gião, os professores lobonenses Joaquim Valente e Joaquim Cardoso, o Sr. Manuel Baptista Cardoso, ex-deputado da Assembleia da República e ex- presidente da Junta de Freguesia de Gião e os filhos do saudoso professor Manuel Oliveira, ex-deputado da Assembleia da República e ex-secretário da Junta de Freguesia de Lobão. Todos estes convidados foram agraciados com a medalha comemorativa dos 25 anos mandada lavrar pela Junta da União de Freguesias.
Participaram também como convidados os representantes das colectividades e público em geral. 

Feitas as apresentações, usou da palavra o Sr. presidente da Junta, que fez um resumo dos elementos históricos relacionados a Lobão, bem como do processo legal que conduziu Lobão ao estatuto de vila. Seguiram-se as intervenções de Amadeu Albergaria e Emídio Sousa, que enalteceram a comunidade local pela data e seu significado, bem representativos do desenvolvimento de Lobão. Amadeu Albergaria destacou a importância de Manuel Baptista Cardoso o qual em 1990, então como deputado da Assembleia da República, teve um papel fundamental no processo de elevação de Lobão a vila, como autor do projecto de lei. Ambos os oradores deixaram apontamentos do que devem ser as prioridades do presente e futuro, nomeadamente o Sr. presidente da Câmara que vincou a necessidade de se dar importância e prioridade à componente social, em suma, às pessoas, pelo que apontou como fundamental o papel do Fórum Social de Freguesia. Num contexto municipal, deixou também uma mensagem de optimismo quanto ao aumento de postos de trabalho no concelho bem como garantiu a continuidade de obras importantes nomeadamente e como prioridade, a requalificação das estradas do concelho, incluindo algumas da nossa União de Freguesias.

Já num segundo capítulo do protocolo, foram anunciados os vencedores do I Concurso de Fotografia "Olhar a União", Cláudia Maria Costa Leite, de Gião, Óscar Manuel Pinto dos Reis, de Gião e Carlos Eduardo Morais Vieira de S. João de Ver (primeiro, segundo e terceiro prémios, respectivamente). Para além dos prémios monetários estabelecidos pelo regulamento (150, 100 e 75 euros) os vencedores foram agraciados com a medalha comemorativa dos 25 anos.
A sessão terminou com um Porto de Honra oferecido a todos os presentes, não antes sem a subida ao palco da Banda Musical de S. Tiago de Lobão, dirigida excepcionalmente pelo maestro Valdemar Sequeira, compositor do inédito "Hino de Lobão" que foi interpretado e cantado, no que foi um momento de surpresa e agrado dos presentes.


































(clicar nas imagens para ampliar)