quarta-feira, 21 de junho de 2017

26º aniversário de elevação de Lobão a vila



Ontem, 20 de Junho, pelas 21:00 horas, decorreu a apresentação da Semana Cultural "Entre Artes" 2017, seguida da sessão solene da comemoração do 26º aniversário de elevação de Lobão a vila.
A cerimónia que decorreu no Salão Nobre do edifício sede de Junta da União de Freguesias, para além do presidente, Sr. José Henriques, e membros do executivo, contou com a presença de elementos da Assembleia de Freguesia e sua presidente, Dr.ª Susana Silva, e ainda do presidente da Câmara Municipal, Dr. Emídio Sousa. Esteve também presente o staff das Edições Livres, organizadora da Semana Cultural, cabendo ao seu responsável, Carlos Fonseca, a apresentação do certame.
Marcaram ainda presença alguns dirigentes das colectividades locais bem como outras personalidades convidadas.
Foi um acto simples mas com o significado devido, apenas encurtado nas componentes recreativas previstas no programa, devido ao cumprimento oficial do luto nacional decretado pelos fatídicos acontecimentos em Pedrógão Grande. Em face disso, foi ainda guardado pelos presentes um minuto de silêncio em memória das vítimas do trágico incêndio.
Usaram da palavra o presidente da Junta, Sr. José Henriques, que fez a introdução à efeméride,  e depois o Sr. presidente da Câmara, com este a enaltecer os motivos da cerimónia bem como a reconhecer a importância e o desenvolvimento operado tanto em Lobão como nas demais freguesias da União. Prometeu ajudar a Junta a prosseguir o desenvolvimento do território, realçando alguns pontos fortes onde deve ser dada primazia ao apoio, como o passadiço e corredor ecológico do rio Uíma, bem como na requalificação da rede viária e investimento aos diversos equipamentos de desporto, cultura e acção social da União.